Passo a passo para ciclar um aquário de água doce

Passo a passo para ciclar um aquário de água doce

Dezembro 18, 2018 3 Por admin
O ciclo do nitrogênio é o processo que quebra os resíduos tóxicos do nitrogênio num aquário em componentes menos prejudiciais. Para que ele aconteça, bactérias benéficas que se alimentam desses resíduos precisam crescer no sistema de filtros. Colocar peixes num tanque sem um ciclo de nitrogênio EQUILIBRADO é uma má ideia, pois o acúmulo de resíduos pode estressá-los bastante e até matá-los.
 
Assim, É INEVITÁVEL QUE SE MATURE E EQUILIBRE O NOVO AQUÁRIO para garantir a saúde e a segurança de seus peixes.
 
A SEGUIR PASSAREMOS OS PROCEDIMENTOS PARA CICLAGEM DE UM AQUÁRIO NOVO
 
1. Monte e prepare seu aquário. Para esse método, começaremos com um tanque todo montado e sem peixes. Não colocaremos peixes até que o ciclo inteiro termine. Em vez disso, adicionaremos resíduos biológicos manualmente enquanto monitoramos o nível da água e esperamos o processo se completar.
 
Esse método requer bastante paciência, já que necessita que o material orgânico adicionado se decomponha e comece a produzir resíduos tóxicos. Porém, muitas vezes é considerado uma opção mais “humana”, já que não expõe os peixes a amônia e a nitritos como o de cima.
 
2. Jogue um pouco de comida para peixes, em flocos. Para começar, despeje apenas alguns flocos de comida para peixe no aquário, mais ou menos a mesma quantidade que usaria para alimentar os peixes. Agora é só esperar. Durante os próximos dias, os flocos começarão a se decompor e a liberar resíduos (incluindo amônia) na água.
 
3. Teste a água alguns dias depois. Use um kit de testes para testar os níveis de amônia. Você precisará ter um nível de pelo menos três partes por milhão (ppm). Caso não tenha amônia suficiente na água, adicione mais flocos e espere que eles se decomponham antes de testar de novo.
 
4. Tente manter o nível de amônia em pelo menos 3 ppm. Continue a testar os níveis em dias alternados. Conforme as bactérias benéficas começarem a crescer no aquário, consumirão a amônia e reduzirão o nível dela. Sempre que o nível cair abaixo de 3 ppm, reponha a substância adicionando mais flocos de comida para peixes.
 
5. Depois de uma semana, comece a testar os nitritos. Quando as bactérias consumirem a amônia, começarão a produzir nitritos, o tipo intermediário de elemento químico no ciclo do nitrato. Ele é menos tóxico do que a amônia, mas ainda é prejudicial aos peixes. Novamente, você deverá através de testes monitorar.
 
Ao detectar nitritos, você saberá que o ciclo começou. Nesse ponto, continue a adicionar amônia como fez antes.
 
6. Espere por uma parada súbita dos nitritos e um aumento dos nitratos.Conforme você der amônia às bactérias do aquário, os níveis de nitrito continuarão a subir. Eventualmente, no entanto, haverá bactérias benéficas suficientes para converter os nitritos em nitratos o tipo final de elemento químico no ciclo do nitrogênio (e um que não é prejudicial para os peixes). Quando isso acontecer, você saberá que o ciclo está quase completo.
 
É possível detectar essa fase final do ciclo testando por nitritos (caso em que você estará procurando por uma queda súbita), nitratos (em que estará procurando por um pico súbito a partir de um nível base zero) ou ambos.
 
7. Quando os níveis de amônia e de nitrito estiverem perto do zero, adicione os peixes aos poucos. Depois de cerca de seis a oito semanas, os níveis dessas substâncias deverão cair até um número tão baixo que não poderão mais ser detectados, enquanto o nível de nitrato se estabilizará. Nesse ponto, será seguro adicionar os peixes.
 
No entanto, faça isso gradualmente. Não adicione mais do que alguns peixes pequenos de cada vez e espere pelo menos uma semana ou duas antes de colocar mais deles.
Gostaram? Esse é apenas um dos métodos que existem, pois existem inúmeros outros procedimentos que se chega ao resultado final, um deles é a maturação com peixes, contudo, não é indicado para iniciantes.
 
Essa maturação com peixes pode ser feita com o uso de BIO-ZYME, um blend de bactérias e enzimas bio-digestoras onde se acelera a ciclagem e já no oitavo dia se pode começar a colorar peixes.
 
Trabalhamos e temos disponível para venda o produto BIO-ZYME START E O BIO-ZYME MANUTENÇÃO. INFORME-SE SOBRE AS VANTAGENS DE USAR!