Vermifugação de peixes ornamentais

Vermifugação de peixes ornamentais

Janeiro 17, 2024 0 Por admin

Neste artigo vou passar um protocolo de vermifugação que faço há anos para peixes de água doce sobretudo com acarás discos que eram os peixes que eu criava comercialmente.

O ideal é que se faça a vermifugaçao durante o processo de quarentena de animais recem adquiridos mas a quarentena propriamente dita é tema para outro post. vamos nos deter no procedimento de vermifugação apenas hoje.amos nos deter no procedimento de vermifugação apenas hoje.

Toda vermifugação é feita com vermifugos especifícos para peixes e portanto eles sao compostos por antibioticos, desnecessario dizer que antibióticos são prejudiciais a biologia do aquário.

Desnecessario tambem dizer que animais saudaveis nao devem ser submetidos a medicações e tratamentos ainda mais com antibióticos, da mesma forma que seres humanos nao devem tomar remedio se nao estiverem doentes.

Portanto, a vermifugação deve ser feita apenas em peixes que estão com sintomas de parasitas intestinais e em aquario hospital, A MENOS QUE, tenhamos certeza que todos ou a maioria dos peixes do aquario estejam infectados. Nesse caso se faz no aquario principal mas ciente que a biologia sera comprometida.

Outro aspecto improtante: Não oferecemos para o nosso cão remedio de cavalo, ou para nossa calopsita remedio de gato, entao porque iriamos oferecer para os nossos peixes remedios de vacas, porcos ou galinhas? Infelizmente muitos fazem isso e esquecem que as dosagens e concentrações para outras especies sao diferentes e converter isso para um aquario é muito dificil.

No caso de se fazer no aquario principal como na situação citada, tenham em mente sempre que: BAIXAR O VOLUME DE AGUA DO AQUARIO PARA ECONOMIZAR EM MEDICAMENTO É UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ, visto que quanto menos agua mais rapidamente a qualidade desssa se ira deteriorar, amonia subir etc etc etc.

Muitas especies podem apresentar sensibilidade aos principios ativos do vermifugo e, se apresentarem isso devem ser retirados do tratamento e isolados dos demais peixes.

Outras podem nao resistir por serem sensiveis de mais ou ja estarem em um estado de debilitação tão avançada que nao resistem aos principios ativos do medicamento. NOTEM QUE NÃO SERÁ O MEDICAMENTO QUE IRÁ MATA-LOS E SIM O AVANÇADO ESTADO DE FRAQUEZA DOS ANIMAIS.

Assim a vermifugação é um procedimento extremo que deve ser feito com todo o cuidado e atenção.

Lembrem-se tambem que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose, então, cuidem bem nos cálculos das quantidades a serem aplicadas.

 Doses menores podem nao surtir efeito algum e doses maiores podem ser fatais.

Muitos aquaristas erram isso e por ignorancia ao fato ou por falta de humildade em reconhecer seu erro culpam os medicamentos que não podem se defender e isso prejudica todo o aquarismo pois muitos outros aquaristas deixarão de usar produtos eficazes temendo tais relatos.

Neste post vou citar o vermifugo que tenho experiencia de uso há muitos anos que é o WORM DESTROYER da Aqua-Health juntamente com um complexo vitamínico da mesma marca chamado VITAPLUS.

Notem que esse vermifugo ja foi muito atacado no passado justamente pelos motivos citados acima. Hoje bem menos pois o nivel de concientizaçao dos aquarstas cresceu muito.

Dito isso, a vermifugaçao propriamente dita é simples, esses alertas que fizemos é que são muito importantes.

Vamos a outro aspecto importante que é o de identificar corretamente se um peixe esta com parasitas intestinais
Alguns sintomas podem nos dar essa certeza mas nao é uma regra exata para todas as especies, mas peixes que emagrecem rapidamente mesmo comendo muito, peixes que emagrecem e nao comem, peixes que pegam a comida e cospem de volta, peixes com fezes brancas ou ainda gelatinosas são indicações de parasitas intestinais.
Ainda, ventre muito inchado ou muito delgado, notem que várias outras causas podem tambem provocar tais sintomas, as vezes o peixe está magro porque os demais estão perseguindo ele e não deixam que se alimente, por exemplo. Tem que observar bem tudo isso.

As vezes estamos dando patês ou géis e as fezes não saem secas e isso não significa que estejam com vermes.
Ao se ter a certeza da vermifugaçãoser necessária devemos isolar o peixe em aquário hospital com os mesmos parametros do aquário principal, colocar aeraçao intensa e temperatura um pouco mais alta que no aquário principal (1 ou 2 graus acima) e:

  1. Coloque 3ml de Worm Destroyer para cada 10 litros de agua e 1 gota de vitaplus para cada 5 litros de agua.
  2. Deixe o peixe nessa medicaçao com luz natural ou de preferencia ate na penumbra.
  3. Cada dose tem a duraçao de 24h.
  4. Após esse tempo faça uma tpa de de 80% repondo a agua nos mesmos parametros.

Nos próximos 7 dias o peixe deverá ser mantido apenas com vitaplus (sem o Worm Destroyer) 1 gota pra 5 litros a cada 48h.
Se estiver comendo alimente-o normalmente, mas é normal peixes em tratamento pararem de comer por isso a importancia do vitaplus.
Você pode tentar colocar na ração GARLICPLUS da Aqua-Health ou D’ALLIO da Ocean Clean que são ótimos estimulantes de apetite.

Passados os 7 dias faça nova tpa de 80% e vamos pra segunda dose de worm destroyer e vitaplus nas mesmas quantidades. O tratamento consiste de 4 aplicações de worm destroyer com intervalo de 7 dias uma da outra.

Esses intervalos são porque o ciclo da maioria dos parasitas intestinais até a eclosão dos ovos é de 7 dias, assim a cada dose garantimos que os ovos liberados por parasitas sobreviventes após a sua eclosão sejam eliminados

Notem que nenhum vermifugo mata os ovos dos parasitas, então é preciso que eclodam para matar o verme, por isso tantas aplicações.

Terminada a vermifugação o peixe deve permanecer no aquario hospital recebendo vitaplus (1 gota pra 5 litros a cada 48h) até que volte a comer e esteja forte para voltar ao seu aquário original.

Espero que tenham gostado e para qualquer duvida podem deixar aqui nos comentário do post.

 

Marcelo C. Jodar