Mitos sobre alimentação e nutrição de peixes
INTRODUÇÃO
Desde o surgimento do hobby aquarismo, os entusiastas têm se esforçado para oferecer aos nossos companheiros as melhores condições. Os dois pilares de um aquário saudável são, naturalmente, a qualidade da água e a nutrição. Atender às necessidades nutricionais de uma grande variedade de peixes mantidos em cativeiro tem sido um dos maiores desafios da criação de peixes no último século.
Os peixes são um grupo altamente diversificado e é difícil atender às necessidades nutricionais de cada espécie. Principalmente quando você considera que um único tanque pode conter uma variedade de herbívoros, carnívoros e onívoros. Adicione corais de aquário e invertebrados e o desafio pode ser assustador. Um equívoco comum propagado por “especialistas” é que nenhum alimento pode atender a todas as necessidades nutricionais do aquarista, com a rotação de alimentos entre produtos e vários alimentos congelados como a melhor maneira de cobrir as ‘lacunas’ na dieta de seus peixes.
Esta é a realidade: passar de um produto nutricionalmente deficiente para outro não resolve o problema. É melhor ficar com um produto, se esse produto contiver o perfil nutricional completo necessário para atender às necessidades dietéticas de seus companheiros de aquário. Idealmente, o alimento que você escolher combina nutrientes de uma variedade de fontes de plantas aquáticas e animais marinhos (junto com vitaminas, minerais e oligoelementos) em uma única dieta.
Em contraste, vamos dar uma olhada nos últimos 25 anos na indústria de ração para cães. Uma explosão de variedades premium de ração seca chegou ao mercado e foi adotada por donos de cães em todo o mundo. Alguns são comercializados como dietas holísticas e até mesmo promovem fórmulas sem grãos contendo ervas e vegetais benéficos. Fórmulas de alta qualidade oferecem nutrição completa e balanceada, e a maioria dos donos de cães alimentará seus animais de estimação com essa dieta por toda a vida de seu companheiro. Os cães hoje são mais saudáveis e vivem mais do que nunca. Muito disso pode ser creditado a uma dieta muito melhorada.
No entanto, pergunte a este mesmo dono de cachorro que tenha um aquário, com o que ele alimenta os seus peixes, a maioria vai ter várias marcas de alimentos para peixes tropicais e suplementos alimentares congelados guardados no freezer.
ALIMENTOS COMERCIAIS E MITOS DA NUTRIÇÃO
Manter peixes saudáveis no ambiente artificial de um aquário está se tornando cada vez mais viável e conveniente graças aos avanços na tecnologia de manutenção de aquários. Embora os tanques marinhos e de recife ainda sejam um desafio, agora é possível manter variedades de peixes e corais que eram virtualmente impossíveis alguns anos atrás.
Apenas recentemente começou a aparecer uma série de produtos comercializados com base em nutrição holística premium (é claro, isso é mais fácil de reivindicar do que realizar). No entanto, hoje, de longe, os alimentos mais vendidos são produtos de menor qualidade que mal avançaram em mais de 30 anos.
A nutrição do aquário é um dos aspectos mais incompreendidos do hobby. Mitos e falácias se tornaram ‘conhecimento comum’ – e confundidos com fatos – por meio da repetição de “boatos”. Quando você considera que existem cerca de 60 milhões de aquaristas em todo o mundo, informações sobre nutrição inadequada que levam os peixes a serem “descartáveis” tem um sério impacto nas carteiras dos aquaristas, mantendo as pessoas no hobby e a pressão para colher peixes tropicais de estimação.
A qualidade da água (uma obsessão favorita do aquarista) é muito importante – mas muitas vezes esquecida é que um peixe saudável com nutrição adequada é mais resistente e pode tolerar maiores flutuações em seu ambiente. Assim, a qualidade da água e a nutrição trabalham juntas.
A nutrição fornecida aos seus companheiros de aquário é o fator mais importante para manter muitas espécies vivas em cativeiro; ainda assim, os entusiastas gastarão milhares de dólares em seus peixes, corais, aquários, filtros, aquecedores, sistemas de iluminação, controladores de recifes e muito mais. No entanto, ao decidir a dieta ideal de seus companheiros, eles seguem alegremente as dicas fornecidas por especialistas em poltronas ou escolhem seus alimentos com base nas imagens do rótulo. Afinal, um alimento com a imagem de um Blue Tang deve ser projetado especificamente para essa espécie, certo? Talvez não.
Veremos essas perguntas e muito mais no próximo artigo “Os peixes são mais onívoros?”
BIBLIOGRAFIA E LEITURA RECOMENDADA
Vinogradov, AP, 1953. A composição química elementar de organismos marinhos (Efron e Setlow, tradutores), Yale University Press, New Haven, 463-566.
Ako H. e Tamaru CS (1999) Os alimentos para peixes são práticos para peixes de aquário? Intl. Aqua Feeds 2, 30-36.
VISITE NOSSO SITE: www.oceancleanimport.com.br e entre na aba BLOG https://oceancleanimport.com.br/BLOG/ para ler este e muitos outros artigos interessantes e relevantes para o aquarismo.