
A importância de realizar testes regulares no aquário marinho
O que todo mundo concorda é que alguns testes são essenciais no aquário marinho para garantir que o sistema continue prosperando.
Atualmente temos o teste de ICP que é muito importante e que hoje já é fácil de ser obtido no Brasil e nos dá uma radiografia bem completa do nosso aquário.
Porém para o dia a dia a fim de monitorar parâmetros com rapidez e certa confiabilidade os testes químicos ainda são muito uteis pela praticidade de termos eles em nossa casa a qualquer dia e hora.
Testes químicos confiáveis de KH/ALK, Cálcio, Magnésio, Nitrato e Fosfato não podem faltar para o aquarista responsável. Com estes testes monitoramos e poderemos corrigir os principais problemas que podem causar o desequilíbrio do aquário.
O teste de cobre é fundamental quando estamos fazendo quarentena ou tratando algum animal doente a fim de evitarmos superdosagens deste elemento.
Outros testes como silicato e nitrito também são importantes em certas ocasiões, o primeiro para identificar os níveis de silicato obviamente, pois o acúmulo desse elemento pode promover o crescimento de diatomáceas, logo, com ele saberemos a qualidade da água produzida pelo nosso filtro de RO e o segundo, para saber se o ciclo do nitrogênio está seguindo o ritmo natural, pois toda a amônia produzida e não consumida é degradada para nitrito e subsequentemente para nitrato desde que tenhamos no sistema as bactérias próprias para isso, assim monitoramos a saúde do sistema de filtragem biológica.
Contudo, dois testes considerados pelos aquaristas brasileiros quase que desnecessários são importantíssimos, pois os primeiros indícios de desequilíbrio ou de que algo está começando a dar errado podem ser detectados por eles: São os testes de amônia e pH. Sim, estes testes aparentemente sem muita importância no aquário marinho se realizados regularmente podem nos deixar um passo a frente para resolver problemas que poderão prejudicar muito o trabalho de construção do nosso reef.
Saber que a amônia esta subindo rapidamente e consequentemente elevando os índices de nitrito e nitrato ou então detectar uma queda abrupta do nosso pH o que irá aumentar o consumo de outros elementos e até comprometer a vida de alguns animais só será possível se adotarmos o hábito de monitorá-los com frequência.
Então, na próxima vez que for comprar testes químicos avalie a possibilidade de incluir testes de amônia e pH em sua lista pois eles serão responsáveis por uma grande economia no futuro e evitarão muita dor de cabeça.
Marcelo C. Jodar – Salifert Brasil