Cuidados básicos com o aquário de água doce
Apesar de parecer mais simples de se manter um aquário de água doce em relação a um aquário marinho e realmente isso é verdade desde os custos com a montagem até a manutenção, mesmo assim o aquário de água doce exige também atenção e cuidado pelo aquarista mantenedor.
Vamos falar aqui de um aquário ornamental comum, pois existem diversos segmentos no aquarismo de água doce como plantados, jumbos, amazonicos entre outros que tem suas próprias particularidades.
Porém quando procuramos reproduzir dentro de casa um pedacinho da natureza devemos ter alguns cuidados especiais para que tenhamos sucesso.
É assim com o aquario, já que tentamos em uma pequena caixa de vidro reproduzir sistemas e biótopos que levaram milhões de anos para se estabelecerem. Eu considero o aquarismo uma ciência e já que a maioria de nós aquaristas, não somos cientistas, precisamos ter cuidados redobrados com nosso aquário.
Leitura ainda é a melhor forma de se adquirir conhecimento teórico e esse é um tópico que devemos exercitar muito, lendo em fontes confiaveis e sérias.
Outro tópico fundamental para um aquário de sucesso é a observação: Sim aquarista que não observa o seu aquário ao menos uma meia hora por dia esta fadado a perder tudo rapidamente e só irá perceber isso quando for tarde de mais.
Porém leitura e observação apesar de super importantes não bastam para que nosso aquario prospere!
É preciso que se monitore alguns parametros fundamentais a fim de que sejam corrigidos ou adequados quando sairem do controle ou nao atenderem as espécies que temos no aquário.
Alguns desses parametros podem ser corrigidos facilmente com trocas parciais de água mas outros exigem uma intervenção mais fina.
Eu particularmente considero para um protocolo de verificação regular, que tenhamos em mãos e façamos os seguintes testes:
1. pH – ele é muito importante para a manutenção de peixes mais delicados, crescimento de plantas e um perfeito “funcionamento” da microbiologia do sistema.
2. Amonia tóxica – Naturalmente em um aquário equilibrado, dimensionado com uma fauna e flora razoáveis ao tamanho e nutridos de forma consciente a amônia nao será um problema, porém quando ocorre algum desequilibrio (morte de um peixe sem ser retirado, excesso de comida, morte da microbiologia, etc) a amonia tóxica poderá dizimar todo o aquário rapidamente. Existem sinais de que isso pode estar acontecendo mas um bom teste químico de laboratorio é a segurança que precisamos.
3. Nitrito – o nitrito é o primeiro subproduto da degradação da amonia pela microbiologia, ou seja após degradada, ela se transformara em nitrito também muito tóxico apesar de menos que a amonia mas deve sim ser monitorado, pois se fazemos testes de amonia no aquário e ela está zerada, temos a indicaçao que nosso sistema está funcionando muito bem, mas a amonia não some simplesmente, ela vira outra coisa, o nitrito, que também será degradado se tudo estiver em equilibrio e se transformará em nitrato, este muito menos tóxico que os anteriores mas é cumulativo e pode atrapalhar o crescimento dos peixes mas favorecer o crescimento excessivo de plantas.
4. Nitrato, menos importante, mas ainda considero necessário que se meça o nitrato ao menos 2x ao mês
5 – Dureza – tanto a dureza carbonatada como a dureza geral influencia na adaptação, crescimento e reprodução dos peixes de agua doce e se quisermos ter peixes vivendo e não apenas sobrevivendo em nosso aquário, medir e ajustar esses parametros é muito importante.
Para os testes eu considero esses 5 os mais importantes não necessariamente nesta ordem pois vai depender do tipo de fauna ou biótopo que temos montado, eu diria ainda que não só verificação mas também intervenção se faz necessário nessa sintonia fina do nosso aquario, então:
6. TPA – a tpa dilui substâncias tóxicas como amonia, nitrito e nitrato, renova nutrientes e aumenta os níveis de oxigenio dissolvido.
7. Aporte de biologia – Inserir cepas de bactérias nitrificantes e denitrificantes no sistema periodicamente é fundamental para manter tudo sob controle e ainda ajudar na degradação de materiais orgânicos.
8. Suplementação do aquario com produtos que possam tornar a vida dos animais mais saudáveis, como vitaminas, aminoácidos, elementos traços, etc.
Com estes cuidados já será suficiente para termos um aquário de água doce saudavel e prosperando, é importante que se tenha uma rotina para isso tudo e nunca descuidar de cada aspecto citado.
PESSOAL NO TEXTO QUE PUBLICAMOS ACIMA CITAMOS TESTES E PRODUTOS, vou indicar aqui alguns que podem ser utilizados e sao logicamente os que trabalhamos em nossos aquarios e tambem representamos mas tudo pode ser feito com outras marcas, claro que nao posso garantir os mesmos resultados porque nao testei os outros.
1. TESTES QUIMICOS – Não percam tempo e dinheiro comprando testes “baratos” na esperança de ter os mesmos resultados, INSISTAM EM TESTES DE ALTA QUALIDADE E PRECISÃO QUE NAO INFORMARÃO RESULTADOS DISTORCIDOS OU IMPRECISOS. RECOMENTO SALIFERT
2. VITAMINAS E SUPLEMENTOS, INDICO VITAPLUS DA AQUA-HEALTH, GARLICPLUS DA AQUA-HEALTH, DALLIO DA OCEAN CLEAN
3. BACTERIAS – INDICO COLONI E OUTBREAK DA OCEAN CLEAN, SÃO FANTÁSTICOS
O Colony é um blend de bacterias para start e reforço da microbiologia e o Outbreak é um debradador biologico que ajuda a diminuir a frequencia e volume das tpas, limpa midias, substrato, mangueiras, aumenta o oxigenio dissolvido, reduz algas, etc.
4. ANTICLORO – INDICO OU O SHELTER DA OCEAN CLEAN OU O GUARDIAN DA AQUA-HEALTH, ambos possuml aloe vera e vitamina C nas composiçoes.
Espero que tenham gostado e para qualquer dúvida deixem o comentário abaixo.
Marcelo C Jodar