Acelerando a ciclagem do seu aquário

Acelerando a ciclagem do seu aquário

Dezembro 18, 2018 8 Por admin

1. Use o meio de filtração de um aquário maduro. Como o ciclo pode levar facilmente de seis a oito semanas, os aquaristas têm procurado maneiras de encurtar o processo. Uma forma testada e comprovada de fazê-lo é introduzindo bactérias de um tanque já estabelecido ao novo. Já que assim você não precisa esperar que as bactérias no seu tanque comecem a crescer naturalmente, o ciclo dele será mais rápido. O filtro de um aquário é uma ótima fonte de bactérias; é só colocar o meio de filtração de um tanque já estabelecido no novo para impulsionar o processo.

 
Tente usar um meio vindo de um tanque menor e com uma quantidade semelhante de peixes. Usar filtros errados (por exemplo, um filtro de um aquário com poucos peixes para fazer o ciclo em um tanque com mais peixes) pode deixar você com níveis de amônia mais elevados do que os que as bactérias podem processar naquele momento.
 
2. Adicione cascalho de um aquário maduro. Da mesma maneira que o meio de filtração pode permitir a você “transplantar” bactérias de um tanque estabelecido para um novo, o substrato de um tanque mais velho (o material pedregoso no fundo) pode ter o mesmo efeito. É só adicionar algumas colheres de substrato sobre o existente no aquário novo para obter os benefícios.
 
3. Coloque plantas vivas no aquário. Elas geralmente aceleram o ciclo de nitrogênio, especialmente se forem vindas de um tanque maduro, e podem não só trazer bactérias benéficas como os materiais acima, mas também retirar a amônia da água diretamente para usá-la num processo biológico chamado de síntese proteica.
As variedades que crescem rápido (como Vallisneria e Hygrophila) tendem a absorver mais amônia. As plantas flutuantes também costumam servir.
 
4. Cuidado com o risco de contaminação cruzada. Uma desvantagem possível de usar meio de filtração ou substrato de um tanque para transferir bactérias benéficas para outro é que também é possível transferir outros organismos sem querer. Diversos parasitas, invertebrados e micro-organismos podem ser transferidos dessa maneira, por isso saiba dessa possibilidade com antecedência e nunca use material de um tanque que saiba estar contaminado.
Pestes que podem ser transferidas dessa maneira incluem caracóis, algas danosas e parasitas como o ictio e o da “doença do veludo”.
 
5. Adicione pequenas quantidades de sal aos aquários de água doce. Caso tenha um tanque de água doce, adicionar uma quantidade bem pequena de sal pode ajudar a manter seus peixes saudáveis quando os níveis de toxina forem mais altos, no começo do ciclo. O sal age reduzindo a toxicidade do nitrito, o elemento químico intermediário no ciclo do nitrato. No entanto, você deve usar apenas 0,04 kg por litro de água, no máximo. Mais do que essa quantidade pode ser muito estressante para peixes de água doce.